A segurança das máquinas é sempre prioridade durante sua criação. Um equipamento perigoso pode provocar danos que podem ser irreversíveis aos usuários. A Laboremus está no mercado desde 1924, e buscamos sempre aprimoramento nossas máquinas atuais e as que serão feitas em futuros projetos.

Por isso, neste último 20 de setembro, participamos do workshop sobre a segurança das máquinas pela Siemens em Recife.

Em resumo, para garantir que o equipamento tenha uma alta confiabilidade de uso, deve-se considerar estas três etapas:

1 – Análise de risco

Nesta fase é preciso identificar e avaliar todos os riscos potenciais originários da máquina. Considerando sempre seu ciclo de vida. Analisando o uso durante o funcionamento, manutenção, ajuste e modo automático. Com isso deve-se registrar os perigos em função da probabilidade da ocorrência e da gravidade dos danos potenciais.

2 – Redução de risco

Depois da análise, é necessário que todos os riscos observados sejam diminuídos até o nível de risco residual, ou seja, até que tenham o menor impacto possível ao operador da máquina. Para atingir este objetivo, são consideradas três fases:

- Ajuste de máquina a nível de projeto: onde o projeto inicial do equipamento seria revisitado afim de torná-lo mais seguro;

- Medidas técnicas adicionais: analisar a possibilidade do uso de travas, auto desligamento, sensores de toque e outros dispositivos de emergência;

- Fornecemento aos usuários de informações sobre os riscos residuais: a exemplo de sinalização da necessidade de uso de material de proteção.

   3 – Verificação

Por fim, é necessário a checagem e documentação das medidas tomadas. Passando pelo processo de validação, mostrando as provas de que todos os requisitos de segurança foram atendidos. Essa verificação deve ser feita com ajuda de análises e testes, posteriormente sendo documentados de maneira clara, utilizando normas como guia ao gerar o documento final. No Brasil o sistema mais utilizado da verificação é da RT (Responsabilidade Técnica).

Com o uso desse método os maquinários estarão cada vez mais seguros de se utilizar.

 

LABOREMUS

Av. Dep. Raimundo Asfora, 3400
Distrito Industrial do Velame
Campina Grande - PB, Brasil
icone-email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
(83) 3335 3555 +55 
(83) 3335-3555

International sales:
icone-email  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
INNOVER