O extensionista rural é muito importante na articulação do desenvolvimento rural e sustentável, agregando o conhecimento acadêmico do técnico e as experiências de anos de trabalho do agricultor.

O Serviço Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural está presente em mais de 4.500 escritórios e conta em média de 16 mil extensionistas, atuando nos municípios.  O dia 06 de dezembro foi escolhido para homenagear o dia do extensionista rural. A data é simbolizada por ter sido criada a primeira instituição de extensão rural no Brasil, em 1948, a Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar), hoje levando o nome de Emater-MG.

Extensão Rural é um serviço que estimula a população rural para processos de mudanças em sua maneira de cultivar a terra, de criar o seu gado, administrar o seu negócio, dirigir o seu lar, defender a saúde da família, educar os seus filhos e, por fim, de trabalhar em favor da própria comunidade. A categoria, dividida nas áreas econômicas, social e ambiental, é composta por profissionais como agrônomos, engenheiros agrícolas, de pesca, médicos veterinários, zootecnistas, assistentes sociais, economistas domésticos, biólogos, geólogos, técnicos agrícolas, dentre outros.

A agricultura familiar corresponde a aproximadamente 80% dos alimentos que chegam a nossa mesa, e essa produção passa pelas mãos do extensionista, que orienta o agricultor e faz com que ele cresça e permaneça no campo.

Fontes:

http://www.amambainoticias.com.br/geral/6-de-dezembro-dia-nacional-do-extensionista-rural

http://seagro.to.gov.br/noticia/2013/12/5/extensionistas-rurais-agentes-de-mudancas-no-campo/

LABOREMUS

Av. Dep. Raimundo Asfora, 3400
Distrito Industrial do Velame
Campina Grande - PB, Brasil
icone-email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
(83) 3335 3555 +55 
(83) 3335-3555

International sales:
icone-email  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
INNOVER