A virada do milênio já prometia que o século XXI seria das mulheres e as previsões não estavam erradas. Com o passar dos anos, se tornou mais comum aos olhos do mundo enxergar a presença feminina em posições de autoridade em empreendimentos novos ou nos já consolidados no mercado, como a Hanashiro Máquinas Agrícolas. A empresa de equipamentos agropecuários que se instalou em Brasília-DF em 1957, antes mesmo da capital do país ser inaugurada em 1960, tem hoje em seu comando duas mulheres, Cristiane e Mariana Hanashiro, neta e nora do fundador da empresa Seitei Hanashiro.

 

DSCF4149

Cristiane contou que desde os 12 anos já participava na administração da empresa da família, auxiliando no escritório e em seguida passando a também colaborar com o estoque da Hanashiro. Após concluir o ensino superior em administração de empresas, Cristiane passou a fazer parte das funções administrativas e comerciais junto ao seus pais e irmãos.

 

De acordo com Cristiane, quando ela iniciou à frente da Hanashiro, não existiam muitas mulheres fazendo o mesmo no agronegócio, mas para ela dois fatores muito importantes estão transformando este cenário.

 

  •  Um dos principais fatores para este resultado foi mudança na cultura e o empoderamento feminino - contou.

 

Segundo a pesquisa ‘Todas as Mulheres do Agronegócio’, encomendada pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), em 2017 59,2% das entrevistadas são donas ou sócias dos negócios onde atuam. Outro dado animador no mesmo estudo é que 61% das mulheres que trabalham diretamente com o agronegócio contaram que nos últimos  2 anos não sofreram problemas de liderança por estarem em um ambiente ainda muito masculinizado. Por outro lado, a mesma pesquisa apontou que 44,2% sofreram preconceito evidente por serem mulheres.

Para Cristiane, um conselho importante direcionado às mulheres que querem ingressar no agronegócio é estudar bastante o meio que estão inseridas. A administradora conta que vem se atualizando sobre as tendências do mercado, visitando feiras de exposições, pesquisando e estudando.

 

  •  O mercado é exigente, por isso aconselho  a se empenharem muito e não tenham medo - disse.

 

LABOREMUS

Av. Dep. Raimundo Asfora, 3400
Distrito Industrial do Velame
Campina Grande - PB, Brasil
icone-email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
(83) 3335 3555 +55 
(83) 3335-3555

International sales:
icone-email  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
INNOVER