04-04 noticia

Entre os dias 02 e 06 de abril, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) realiza a Semana Brasil Livre da Febre Aftosa. A celebração é pelo fato de, no país, a doença ter sido erradicada através de vacinação, o que representa um importante avanço desde que apareceram os primeiros registros da febre aftosa, em 1895. Em reconhecimento do esforço dos órgãos fiscais e produtores rurais, o Brasil vai receber um certificado internacional de zona livre de febre aftosa com vacinação.

 

A premiação deve acontecer 86ª Sessão Geral da Assembleia Mundial da OIE, em Paris, França, no mês de maio, com a presença de representantes de 181 países. A expectativa é que após o reconhecimento, o mercado internacional se abra ainda mais para importação do gado brasileiro.

O próximo passo do Brasil será a última etapa da erradicação da doença, agora com ampliação da zona livre da febre sem o auxílio da vacinação, de acordo com o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA).

A previsão é que a vacina não seja mais necessária após 2021. A expectativa é que, até 2023 o Brasil seja reconhecido também pela erradicação da doença sem a necessidade de estar vacinando o rebanho.

 

Com informações - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

 

 

LABOREMUS

Av. Dep. Raimundo Asfora, 3400
Distrito Industrial do Velame
Campina Grande - PB, Brasil
icone-email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
(83) 3335 3555 +55 
(83) 3335-3555

International sales:
icone-email  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
INNOVER