27-04 noticia

A maioria dos estados brasileiros vai dar início a uma nova etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Apesar da doença ter sido erradicada no país através da vacinação, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) salienta a importância da imunização da criação bovina de acordo com o calendário de vacinação de cada estado.

O rebanho deve ser imunizado no mês de maio, com a exceção dos estados do Acre, Espírito Santo e Paraná, que devem vacinar animais com até 24 meses. No demais estados, a imunização deve acontecer em todas as idades do rebanho, não sendo exclusividade de bois, os búfalos também devem ser vacinados no mês de maio.

De acordocom com Guilherme Marques, diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2018 as dosagens serão de 5ml, com os vírus O e A. A expectativa do órgão é que em 2019 seja aumentado 2ml na dose da vacina.

Os casos suspeitos da febre aftosa vesicular podem ser registrados no aplicativo para celular ‘Pec.SaúdeAnimal’. O app é gratuito tanto no sistema Android quanto iOS. A ferramenta também serve para notificar raiva, ataque de morcegos vampiros e demais problemas sanitários. O aplicativo dispõe de toda a legislação federal e as regras internacionais de saúde animal.
Todo o produtor rural deve vacinar o seu rebanho durante a campanha em cada estado. 


Fonte:
http://www.agricultura.gov.br/noticias/a-partir-de-maio-havera-vacinacao-contra-febre-aftosa-na-maioria-dos-estados

 

LABOREMUS

Av. Dep. Raimundo Asfora, 3400
Distrito Industrial do Velame
Campina Grande - PB, Brasil
icone-email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
(83) 3335 3555 +55 
(83) 3335-3555

International sales:
icone-email  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
INNOVER