O queijo Serra do Pico, produzido pelo laticínio Grupiara, ganhou a medalha de bronze no Mondial Du Fromage (“Concurso Mundial de Queijos”), na França, em 2019. É no Cariri da Paraíba que um dos queijos mais saborosos do mundo é produzido. A Fazenda Carnaúba fica na cidade de Taperoá (PB), e o queijo escolhido pelos franceses e apreciadores de vários outros países é feito a partir do leite da vaca maturado e, por isso, tem menos lactose.
O carro-chefe da produção da fazenda são os queijos produzidos com leite de cabra. São 7 queijos com 12 variações. Para regionalizar a produção, a fazenda abriu mão de ervas internacionais para utilizar ervas da Caatinga, como alfazema, marmeleiro, cumaru e aroeira. E essa mudança fez toda a diferença, dando um sabor diferenciado e exclusivo aos queijos Serra do Pico. A produção dos queijos são artesanal e varia de acordo com as condições climáticas.
A produção de queijo com leite de cabras nativas foi a solução encontrada por Ariano e Manelito para enfrentar a dura seca dos anos 70 no semiárido.
Com o valor que recebeu do Prêmio Nacional de Ficção com o romance A pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, Ariano comprou 200 cabras para iniciar a produção porque são os animais mais resistentes às fortes temperaturas do Cariri da Paraíba.
Foi Ariano Suassuna quem desenhou a marca dos queijos, com ilustrações e letras feitas em estilo Armorial. O movimento Armorial foi idealizado por Ariano para ressaltar elementos da cultura nordestina na música, grafia, desenho, arte.
Uma curiosidade é que a fazenda não estava conseguindo registrar os seus produtos junto à Secretaria Estadual de Agropecuária porque os nomes não condiziam com os do mercado, que geralmente são estrangeiros, como boursin ou chévre. Mas os paraibanos conseguiram mostrar para todo o mundo os seus queijos com nomes bem brasileiros, como cariri, arupiara e borborema.
Fazenda realiza encontro anualmente
Para expor todas as iniciativas positivas da Fazenda Carnaúba, todos os anos os administradores fazem um fim de semana de feira na propriedade. São exposições, palestras e troca de experiências.
É a maior feira agropecuária particular do país. São cerca de 10 mil visitantes!
Fonte: Razões para acreditar