A agropecuária ainda é destaque na economia brasileira. A crise instaurada no país não afetou o segmento, de maneira que na avaliação do Produto Interno Bruto (PIB) de 2015, o setor mostrou crescimento, em detrimento da retração econômica nacional. Mesmo com a alta da inflação, desemprego e instabilidade política, a participação da Agropecuária no PIB aumentou de 21,4% para 23%.
Outros setores da economia chegaram a fechar 900 mil vagas de emprego, o setor agropecuário teve um aumento de 75 mil vagas, de janeiro a outubro. O investimento em tecnologia é um dos destaques, que elevaram os índices de produtividade e consequentemente, a necessidade de contratações no setor.
As colheitas de grãoes mostraram um aumento de 8,2% em comparação ao biênio anterior, alcançando 210 milhões de toneladas na safra 2014/2015, segundo análise da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O setor também foi o mais ativo no viés de exportação, aponta o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A queda do real em comparação ao dólar contribuiu de maneira significativa para tornar o produto brasileiro ainda mais competitivo no mercado internacional. A exportação de produtos alcançou estimativas de crescimento na base de 43% para 48%, líder em vendas externas.
Países como Estados Unidos, Rússia, Argentina, África do Sul e Japão abriram as portas para o produto brasileiro, com investimentos ou retirando embargos econômicos. O momento de investir nunca foi tão claro. Veja qual de nossos produtos pode melhor lhe atender aqui. Não perca essa oportunidade!
Da Redação com informações de Notícias do Campo.