Após uma pesquisa que durou 4 anos, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Fundação Joaquim Nabuco, em parceria com pesquisadores, lançam o “Atas das Caatingas”. O volume reúne uma nova abordagem, com vários mapas, imagens de satélite, gráficos, fotografias e levantamentos florísticos das áreas pesquisadas em 14 unidades de conservação de proteção integral da Administração Federal no Bioma Caatinga.
A Caatinga é um bioma genuinamente brasileiro, que não existe em outras partes do mundo. Ela ocupa cerca de 12% de todo o território do Brasil, com maior concentração no Nordeste, ocupando grandes faixas do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e também se estende por parte do norte de Minas Gerais.
O Atlas das Caatingas não será comercializada, mas as instituições públicas e privadas que desejam um exemplar, podem solicitar junto a Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundaj. A obra faz parte da comemoração de 70 anos da Fundação Joaquim Nabuco.