É bem simples detectar a deficiência de nitrogênio. Os seus principais sintomas nas plantas são crescimento escasso, atrofiado. As folhas se tornam uniformemente verde/amarela pálido. As folhas mais velhas na parte inferior apresentam uma descoloração amarela e subsequência necrosa. Além da deficiência, é preciso verificar se não há nitrogênio em excesso. Nesse caso, a planta fica mais murcha e aparenta estar queimada, mesmo que não tenha recebido muita luz solar direta. É importante observar como estão as suas plantas e qualquer anormalidade nas suas folhas ou caule merece atenção. Se você produz alimentos em grande quantidade, no caso de produtor rural, é importante fazer a análise do solo anualmente para verificar quais são os nutrientes que ele necessita e quais estão em quantidades suficientes. Isso deve ser feito por um profissional.
4 maneiras de corrigir a falta de nitrogênio no solo
1 – Adicione resto de grama ou capim
Quando cortar a grama do seu jardim, não jogue fora. Espalhe ela ao redor das suas plantas para que elas formem uma camada protetora e também para que ajude a aumentar o nitrogênio e o potássio do solo do seu jardim ao se decomporem. Se você tem uma grande plantação, pode fazer uso do capim. Assim, entre uma safra e outra, plante capim, pode ser aveia. Dessa forma, ele vai servir de alimento para seus animais, proteção do solo e quando for cultivar a nova plantação ele vai servir para aumentar o nitrogênio do solo.
2 – Plante leguminosas
Você sabia que as leguminosas, como feijão e ervilha, retiram o nitrogênio do ar e o devolvem ao solo por meio de bactérias presentes nas raízes? Por isso, procure cultivar alguns pés de feijão em sua horta. As ervilhas também são ótimas plantas para crescerem de forma associada com aspargos e milho.
3 – Faça um composto com café
Misture grãos de café com terra, folhas e aparas de grama. Coloque essa mistura para decompor. Vire ela semanalmente até que ela fique com textura bem fina. Depois disso é só colocá-la ao redor das plantas e regar bem. Você pode utilizar borra de café, mas cuide para que ela não roube toda a umidade do solo.
4 – Esterco animal
O esterco animal é ótimo para ser utilizado como fertilizante. Ele vai devolver o nitrogênio e outros nutrientes para o solo. Porém, é preciso deixá-lo descansar antes de aplicar no solo, caso contrário ele pode até matar as plantas. Para isso, é só deixar ele descansando por umas semanas dentro de sacos. O esterco de gado é menos rico em nitrogênio que outros, mas é ótimo para ser utilizado em jardins e hortas. Já o esterco de cavalo é rico em nitrogênio, porém, além de descansar por um tempo maior no saco, ele deve ser misturado com terra antes de ser aplicado nas plantas.
Essas são algumas dicas naturais para você cuidar do seu solo sem gastar muito.