Neste dia 16 de março é celebrado o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. Mas o que temos a ver com tais alterações no mundo? Enquanto seres vivos na Terra, temos contribuições sim para essas transformações. Desde a I revolução industrial, o homem passou a ter hábitos que contribuem de forma significativas para mudanças climáticas, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento.
O Efeito Estufa, provocado pela grande emissão de CO2, é considerado o grande causador do aquecimento da Terra, responsável pelas principais mudanças no clima do mundo. Somado a degradação do meio ambiente, estão a perda da biodiversidade e o desgaste dos recursos naturais do planeta (como a água). O aquecimento global já tem afetado a vida de milhares de pessoas e animais na Terra, como a elevação do nível do mar, derretimento das calotas de gelo, intensificação das tempestades, longos períodos de seca e chuva, entre outros fenômenos.
De acordo com o site Organics News Brasil, os maiores números de GEEs (gases do efeito estufa) liberados pelo Brasil são através do desmatamento. Segundo a publicação, ao desmatar uma floresta, uma grande quantidade de CO2 é emitida para a atmosfera, contribuindo para o aquecimento global.
A data é simbólica, mas é um importante lembrete para as mudanças de hábito que precisamos ter para a manutenção da vida na Terra. Costumes como andar mais de bicicleta, não desmatar, dar preferência a produtos feitos com matéria prima reciclada, entre outros.