A primeira previsão da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento – aponta que a safra 2017/2018 deverá ser um pouco menor do que a última, que bateu recorde de produção.
Em Brasília, a Conab divulgou o primeiro levantamento do que se espera para a safra 2017/2018. A previsão é de um recuo na produção de grãos entre 4% a 6%, a colheita seria de 224 a 228 milhões de toneladas, mas mesmo com a produção menor em relação à anterior, a área plantada deve aumentar 1,8%, atingindo até 62 milhões de hectares, principalmente nas lavouras de soja e algodão.
Nessa próxima safra, a soja e o milho continuam como principais culturas, mas a primeira tem boa liquidez e deve ter uma rentabilidade maior. Por isso, deve ter um aumento na área plantada de 2,7%, totalizando 35 milhões de hectares. Já o milho deve ser a cultura com maior redução de área plantada, entre 6% a 10%, o que significa uma redução de mais de 500 mil hectares. A pesquisa da Conab feita com grandes produtores aponta ainda que o algodão deve ser destaque, podendo ter aumento de até 14% na sua produção.
O clima bom foi um dos principais responsáveis pela safra brasileira ter batido recorde de produção de grãos no último ano, e a expectativa é que a próxima seja tão boa quanto.