Em uma pesquisa recentemente publicada pela Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos, a agricultura orgânica se mostrou como uma alternativa eficiente para alimentar a população mundial.
Segundo o estudo, não só a resposta econômica para produtores de todos os portes seria favorável, como diminuiria o impacto ambiental, melhorando a qualidade dos alimentos, do processo produtivo e da qualidade de trabalho no meio rural.
O estudo aponta que o nicho de mercado se apresenta graças à procura cada vez maior de produtos e bebidas orgânicas no mercado, validando o investimento em selos que valorizam esse tipo de processo produtivo. O menor volume de produção deixa de ser fator relevante, dando vez a maior possibilidade de lucro controlado e itens mais saudáveis para o consumidor final.
O estudo ainda aponta que o novo modelo de produção que combina as novas tecnologias voltadas para preservação do ecossistema geram maior resposta ambiental e social. A combinação de recursos modernos com modelos antigos de produção podem ser a solução para a crise de produção de alimentos que atinge parte da população mundial.
Uma das maiores dificuldades seria a suspensão do uso de pesticidas, que barateiam a produção, mas afetam o solo em longo prazo, além de afetarem o alimento em si, aponta o estudo.
Esse novo modelo produtivo pode ser proposto em uma alternativa global, atingindo o pequeno e grande produtor.
E você, consegue vislumbrar uma produção mais orgânica para os seus produtos?
Da Redação, com informações Nature.com