As dificuldades impostas pela falta de chuvas são grandes desafios para quem vive no semiárido brasileiro. O sertanejo carece de alternativas, de acesso a tecnologias que permitem conviver com o clima e trabalhar em diversas atividades.
Com o objetivo de estimular o espírito empreendedor e elevar a qualidade de vida da população do semiárido brasileiro, o SENAR criou o ‘Programa Sertão Empreendedor: Um novo Tempo para o Semiárido’ que será desenvolvido junto com o SEBRAE. O Programa visa promover a competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais no semiárido brasileiro por meio do fomento à inovação, ao empreendedorismo e à difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência com o semiárido.
A implantação de novos negócios rurais e a consolidação dos já existentes, em especial em municípios que sofrem constantemente com secas e estiagens prolongadas, contribuirá para o crescimento social e econômico no semiárido. Assim, o programa viabiliza uma melhor convivência nas adversidades existentes e, principalmente, um desenvolvimento produtivo mais sustentável nessa região.
O programa Sertão Empreendedor vai incentivar a captação e conservação hídrica (barragem subterrânea, poço amazonas com anéis de cimento, cisterna calçadão e barreiros de salvação); a produção de forrageiras (palma forrageira em sistema adensado, gramíneas, leguminosas, fontes proteicas e energéticas); e a conservação de forragens (fenação, ensilagem e amoniação). Além disso, pretende difundir atividades com potencial econômico na região, como a ovinocaprinocultura, a apicultura, a fruticultura, a fabricação de produtos e alimentos a partir da palma forrageira, o turismo rural e a energia solar, entre outras.
O programa vai atender empreendedores rurais, incluindo seus familiares e colaboradores.
Conheça melhor o programa acessando o fôlder do Sertão Empreendedor e visitando a página do SENAR.