O Projeto Fábrica de Solos ficou entre os 10 finalistas da Categoria “Poder Público” e recebeu menção honrosa da ONU na 1ª edição do Prêmio ODS Brasil, lançado pelo Governo Federal. O projeto “Fábrica de Solos” é uma prática inovadora na região do semiárido, vez que não havia, até então, nenhuma iniciativa pública voltada para o manejo sustentável dos resíduos sólidos. O projeto também proporciona alternativa de pesquisa e enriquecimento do curso de Agroecologia do IFPB Campus Picuí, na medida em que alunos e professores dispõem de espaço para pesquisa e intervenção junto à população local, com projetos de extensão participativa e contextualizada com as demandas socioambientais do local.
Durante visita ao projeto, alunos de Agroecologia demonstraram, com a máquina TRO3000 da Indústria Laboremus, etapas da compostagem, desde a trituração do material verde, até a obtenção do adubo orgânico. A TRO3000 é uma máquina que tritura resíduos orgânicos gerados por culturas agrícolas ou produzidas de grandes restaurantes, ideal para compostagem, além de ter na superfície um tratamento especial para resistir à acidez dos resíduos orgânicos.
O Prêmio ODS Brasil incentiva, valoriza e dá visibilidade às práticas que contribuem para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no território brasileiro. Um “banco de práticas” está sendo formado a partir das políticas finalistas, que servirão como referência na implementação e disseminação da Agenda 2030.